domingo, 13 de junho de 2010

“Bons alunos fazem a lição sozinhos.”

ENTREVISTA REALIZADA PELA REVISTA ÉPOCA COM O PROFESSOR HARRIS COOPER, UM PESQUISADOR AMERICANO QUE ESTUDA HÁ MAIS DE 20 ANOS O IMPACTO DO DEVER DE CASA NA VIDA ESCOLAR DOS ALUNOS.

Segundo o Cooper o envolvimento dos pais na lição de casa faz a diferença no desempenho escolar dos filhos porque é o melhor momento de mostrar o quanto a escola é importante. Os pais que participam e têm atitudes positivas em relação ao dever de casa , é muito provável que a criança tenha a mesma atitude em relação ao aprendizado, do contrário poderá gerar atritos com a escola. Ele alerta para que a lição de casa não pode se enfadonha, já que os pais muitas vezes, tem agenda cheia e as atividades envolvam muito tempo deles. Coloca ainda que o papel da família é monitorar e dar condições para realizar as tarefas em local e horário adequados (desligando a tv, por exemplo), ajudando na pesquisa, tirando dúvidas. Alerta que fazer a lição pelo filho é muito negativo, pois atrapalha o desenvolvimento das habilidades que ele precisa desenvolver. Salienta que a internet veio para contribuir, principalmente para melhorar a comunicação entre escola e família e que esse recurso será mais aproveitado quando essa comunicação for habitual e alcançar o maior número de residências, a fim de ninguém seja excluído.
REVISTA ÉPOCA, MARÇO DE 2010 (pag.84)

terça-feira, 1 de junho de 2010

JORNAL NA SALA DE AULA

A INFORMAÇÃO COMO RECURSO PARA FORMAR LEITORES

O jornal traz textos com características diversificadas como fotografias e recursos gráficos. É uma fonte de pesquisa e para a aquisição de informação sobre o mundo atual. Eles se modernizaram, passando por reestruturações para adequar a leitura mais agradável. O trabalho com jornal aumenta o universo cultural dos alunos, ajudando a formar leitores competentes e tornando as aulas mais interessantes. Oferece, também, a possibilidade de entrar em contato com diversos gêneros de textos. Sua diversidade textual pode ser utilizado como recurso didático, desenvolvendo a escrita e a leitura e a compreensão da importância social e cultural deste recurso.
OBJETIVOS
• Proporcionar o auxilio na realização de trabalhos com conteúdos simples e acessíveis.
• Incentivar a leitura do jornal com mais atenção naquilo que buscam.
• Valorizar o material de fácil acesso, simples e com riquezas interdisciplinares.
• Mostrar o poder da comunicação escrita, onde podemos: comparar, criar, ampliar, transformar, resumir, interpretar.
• Ampliar a criatividade, onde é possível trabalhar com o novo, usando a metodologia lúdica.
• Utilizar textos pequenos para despertar o gosto pela leitura e pela escrita.
• Incentivar a buscar de novas dinâmicas, de acordo com as atividades propostas.
• Realizar atividades, conforme o nível de aprendizagem da turma.
• Ler e verificar se nos textos existem palavras do senso comum.
• Identificar que tipo de linguagem é usada nos textos: popular ou culta.
• Verificar a presença no texto de frases que tenham o sentido denotativo e conotativo.

DICAS
• Estimule os alunos a localizarem o espaço que a notícia ocupa no jornal. Os fatos não têm importância por si mesmos: sua importância é construída a partir de uma série de indicadores: se ocupa a página inicial do primeiro caderno ou não; se está na parte superior ou inferior da página; qual sua extensão, etc.
• Localize os diferentes textos – gráficos, tabelas, desenhos, fotos – que se articulam ao texto principal da notícia. Qual sua finalidade? Como se relacionam com o texto principal? Repetem ou não seu conteúdo?
• Organize um painel com as notícias comentadas e guarde; no final do ano organize uma retrospectiva com os acontecimentos que mobilizaram os alunos.
• Depois de ter se familiarizado com a leitura dos jornais, é possível estudar as temáticas dos diferentes gêneros que circulam num jornal (notícias, reportagens, entrevistas, editoriais, artigos, crônicas, charges, tiras, etc.).
• Há momentos em que diferentes assuntos, previstos ou não, ganham grande relevância. É o caso das eleições, meo ambiente ou de um evento de grande impacto local ou global como a Copa do Mundo.
• Encarregue alguns alunos para selecionarem as notícias lidas, organizando um mural ou portifólio com o material coletado.

DESENVOLVIMENTO

Ao levar jornal para a sala de aula envolva os alunos com a linguagem utilizada por esse meio. Veja como:

- Respeite a integridade do texto publicado, não cortando partes dele para não mudar a informação original.
- Preserve as fotos com as legendas originais e o nome do fotógrafo.
- Escolha vários gêneros textuais para leitura e análise.
- Ressalte que a notícia relatada no texto jornalístico não é exatamente o fato, mas a versão do jornal sobre esse fato.
- Promova a leitura para exercitar o olhar crítico.
- Estimule a identificação das características dos possíveis leitores de cada jargão, estimulando a percepção do aluno com relação à constituição de um texto informativo.

LINGUAGEM DO JORNAL
Conheça os termos usados nas redações:

Artigo - Texto que traz a opinião e a interpretação do autor sobre um fato. Geralmente é assinado e não reflete necessariamente a opinião da publicação.
Editorial - É a opinião da empresa que publica o periódico sobre temas relevantes. Não é assinado.
Entrevista - Contato pessoal entre o repórter e uma ou mais pessoas (fontes) para coleta de informações. Também designa um tipo de matéria jornalística redigida sob a forma de perguntas e respostas (também conhecida como pingue-pongue).
Legenda - Texto breve colocado ao lado, abaixo ou dentro de foto ou ilustração, que acrescenta informações à imagem.
Lide - Abertura de um texto jornalístico. Pode apresentar sucintamente o assunto, destacar o fato principal ou criar um clima para atrair o leitor para o texto. O tradicional responde a seis questões básicas: o quê, quem, quando, onde, como e por quê.
Manchete - Pode ser tanto o título principal, em letras grandes, no alto da primeira página de um jornal, indicando o fato jornalístico de maior importância entre as notícias contidas na edição, ou o título de maior destaque no alto de cada página.
Nota - Pequena notícia.
Notícia - Relato de fatos atuais, de interesse e de importância para a comunidade e para o público leitor.
Pauta - Agenda ou roteiro dos principais assuntos a ser noticiados numa publicação jornalística.
Reportagem - Conjunto de providências necessárias à confecção de uma notícia jornalística: pesquisa, cobertura de eventos, apuração, seleção dos dados, interpretação e tratamento.

Verbetes adaptados do Dicionário de Comunicação, de Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Barbosa, Ed. Ática

JORNALISTA DA HORA

Objetivos:
• Valorizar o jornal como fonte de conhecimento;
• Desenvolver a linguagem oral e escrita;
• Posicionar–se criticamente sobre fatos atuais da realidade.
Desenvolvimento:
• Apresentação do jornal, suas matérias e as informações contidas nelas;
• Conversa informal sobre as pessoas que escrevem as matérias (jornal) e a importância delas na sociedade;
• Escolha de uma figura do jornal, leitura de imagem (figura) para produção de texto (matéria) sobre a mesma, tendo como tema “JORNALISTA DA HORA”;
• Comparação da matéria contida no jornal com a que produziu (leitura da matéria do jornal);
• Escolha de um título para a matéria que o aluno produziu.

ASSUNTOS DO DIA
Objetivos:

• Pesquisar assuntos diversos tais como: política, economia, lazer, esporte, atualidade, turismo, etc, trazendo ao aluno a oportunidade de abranger seus conhecimentos gerais, tornando–o um cidadão crítico e atuante na sociedade.

Desenvolvimento:

• Solicitar aos alunos que criem seus próprios anúncios e notícias, modificando, fazendo uma nova escrita, a partir do que está no jornal.
FAZENDO O PRÓPRIO JORNAL
Ao produzir um jornal em sala de aula, procure não valorizar demais o produto final, pois dificilmente ele será parecido com os modelos conhecidos. Dê mais importância ao processo de produção, estimulando o uso de:
- Diferentes gêneros textuais de imprensa (artigo, reportagem, fotojornalismo).
- Diferentes funções e níveis de linguagem presentes nos jornais.
- Noções gramaticais diversas.
- Recursos de pesquisa, do trabalho coletivo e interdisciplinar.
- Estratégias que ajudem a firmar a identidade dos alunos.

O passo-a-passo
- Defina com a turma como será o jornal: impresso (e distribuído) ou mural (afixado).
- Forme grupos de trabalho com professores, alunos, funcionários e distribua responsabilidades.
- Marque reuniões regulares para tomar decisões e avaliar resultados.
- Defina o público para o qual se dirige a publicação.
- Escolha o nome e o logotipo.
- Avalie a necessidade e a disponibilidade de recursos materiais, como papel, máquinas fotográficas, gravadores para entrevista, computadores, despesas em geral (filmes, revelação, gráfica etc.), além de patrocinadores e publicidade.
Conteúdos e seções
O perfil temático pode ser definido pela turma, sob a sua coordenação. Opções:
- Ser porta-voz da direção da escola.
- Ser porta-voz dos alunos.
- Abordar temas gerais, atualidades, temáticas locais ou gerais, assuntos da escola.
- Relacionar a escola à comunidade.
- Debater temas "quentes".
- Promover entretenimento.
Projeto gráfico
É o que vai definir a cara do jornal. Para isso, a turma deve:
- Analisar o projeto gráfico de outros jornais e elaborar um específico para o jornal da escola.
- Criar uma identidade visual, ou seja, escolher o tipo das letras para os títulos, textos e legendas, o uso ou não de cores — e quais; o uso ou não de ilustrações etc.
- Estabelecer as seções que aparecerão sempre no mesmo espaço.
- Indicar em um quadro a relação dos responsáveis pela produção e pela realização do jornal (o expediente).

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/jornal-sala-aula-423555.shtml