domingo, 13 de junho de 2010

“Bons alunos fazem a lição sozinhos.”

ENTREVISTA REALIZADA PELA REVISTA ÉPOCA COM O PROFESSOR HARRIS COOPER, UM PESQUISADOR AMERICANO QUE ESTUDA HÁ MAIS DE 20 ANOS O IMPACTO DO DEVER DE CASA NA VIDA ESCOLAR DOS ALUNOS.

Segundo o Cooper o envolvimento dos pais na lição de casa faz a diferença no desempenho escolar dos filhos porque é o melhor momento de mostrar o quanto a escola é importante. Os pais que participam e têm atitudes positivas em relação ao dever de casa , é muito provável que a criança tenha a mesma atitude em relação ao aprendizado, do contrário poderá gerar atritos com a escola. Ele alerta para que a lição de casa não pode se enfadonha, já que os pais muitas vezes, tem agenda cheia e as atividades envolvam muito tempo deles. Coloca ainda que o papel da família é monitorar e dar condições para realizar as tarefas em local e horário adequados (desligando a tv, por exemplo), ajudando na pesquisa, tirando dúvidas. Alerta que fazer a lição pelo filho é muito negativo, pois atrapalha o desenvolvimento das habilidades que ele precisa desenvolver. Salienta que a internet veio para contribuir, principalmente para melhorar a comunicação entre escola e família e que esse recurso será mais aproveitado quando essa comunicação for habitual e alcançar o maior número de residências, a fim de ninguém seja excluído.
REVISTA ÉPOCA, MARÇO DE 2010 (pag.84)

Nenhum comentário:

Postar um comentário