domingo, 15 de novembro de 2009

TRABALHO CIENTÍFICO NO ENS FUND

Fazer trabalho escolar obedecendo as normas técnicas não é tarefa difícil.
É preciso que nós, educadores, orientemos nossos educandos a organizarem seus trabalhos, desde o Ensino Fundamental, com a apresentação correta. Assim, quando ingressarem no Ensino Médio terão as competências necessárias para realizarem um trabalho apresentável cientificamente.
Abaixo estão algumas dicas de como orientar seus alunos na elaboração de trabalho científico de forma simples, mas que poderá servir de base para o futuro.

ELABORANDO TRABALHOS ESCOLARES

Fazer trabalhos escritos é um bom método para treinar as capacidades de compreensão e expressão. Há várias fases na elaboração de um trabalho escrito:

ESCOLHA DO TEMA
A escolha do tema do trabalho deverá ser feita com cuidado. Se o tema for proposto pelo professor, o aluno deverá esclarecer bem junto daquele os objetivos pretendidos. Se a escolha for livre, o aluno deverá ter em conta:

A sua capacidade individual, para não se propor tarefas superiores às suas forças.

As fontes de consulta, assegurando-se de que estas existem e são acessíveis.

O tempo disponível, para poder delimitar as fronteiras da investigação.

BUSCANDO INFORMAÇÕES

As fontes de informação são diversas e poderão ser encontradas na biblioteca da escola ou em bibliotecas públicas.
Os tipos essenciais de fontes são:
- Os dicionários – esclarecem o sentido das palavras.
- As enciclopédias – dão uma visão geral dos assuntos.
- Os livros especializados – desenvolvem os temas.
- Documentos em vídeo.
- Páginas da Internet.
- CD-ROM.
- Entrevistas com pessoas ou entidades.

Para encontrar livros numa biblioteca o estudante deverá consultar, se necessário com ajuda do responsável, os respectivos fichários, que estão organizados por assuntos, por títulos ou por autores. Não convém que o estudante se baseie numa única fonte: as fontes deverão ser variadas e merecedoras de crédito. É aconselhável começar o trabalho pela consulta de uma obra de informação geral sobre o tema (manual, enciclopédia). Para registrar as informações recolhidas recomenda-se a utilização de fichas ou folhas soltas, de tamanho uniformizado. Não devem misturar-se idéias ou fatos diversos numa mesma folha, para que o material seja depois mais fácil de consultar e manusear. As informações podem ser registradas como transcrições literais (neste caso, entre aspas e com indicação do autor, título da obra e página) ou como resumo pessoal.


O PLANO
Depois da recolha das informações, o aluno deve elaborar um plano ou esquema orienta-dor, que deverá ser mostrado ao professor. O plano oferece uma ajuda preciosa para a fase da escrita e, eventualmente, para uma intervenção oral a realizar sobre o tema. Para elaborar um plano há duas operações necessárias:

a. A filtragem
É a seleção do material recolhido, em função dos objetivos que se pretende atingir. O estudante deve eliminar as informações supérfluas, duvidosas ou confusas, sem cair no erro de querer “dizer tudo”.

b. A ordenação
É a arrumação das informações segundo uma ordem lógica. As informações devem ser organizadas numa seqüência lógica e bem articulada. Para realizar este trabalho, o estudante pode começar por escrever, numa folha, um índice esquemático, uma lista de idéias chave, precedidas de números ou letras. Com base nesta lista, é mais fácil redigir de forma clara, sem perder o “fio condutor” das idéias.

A REDAÇÃO
Um bom plano facilita a redação, mas esta é sempre um processo que passa por várias tentativas e exige esforço e persistência. As questões a ter em conta são:

As partes do texto
O trabalho deve ser dividido em 6 partes: Capa, Sumário, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e
Referência.
Introdução
– serve para mostrar, brevemente, o interesse do tema e a forma como vai ser desenvolvido. Apresenta o problema e marca os limites do trabalho.

Desenvolvimento
– “corpo do trabalho”, onde o tema é explicado, desenvolvido, ponto por ponto, ao longo de diversos capítulos, com títulos e subtítulos. Cada capítulo deve ter uma extensão adequada à importância do assunto abordado.

Conclusão
– Resume o essencial do que se disse ao longo do trabalho, podendo também servir para tomar posição e indicar pistas de investigação futuras.

Referência
No final do trabalho, deve-se apresentar sempre uma lista bibliográfica. Ela deve ser organizada por ordem alfabética e deve integrar as obras consultadas. Pode ainda recomendar outras obras com interesse para o tema estudado. Na bibliografia devem mencionar-se os seguintes elementos, separados por vírgulas:

- sobrenome e nome do autor (ou autores, ou organizador se a obra for coletiva); título e subtítulo, nº da edição utilizada; local de edição (se não constar, escreve-se s.l. – sem local); editora, data de edição (se não constar, escreve-se s.d. – sem data).




APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

É muito importante cuidar da apresentação exterior do trabalho, que deve ser agradável e limpa, manifestando o respeito do estudante por si próprio e pelo destinatário do trabalho.

Para uma correta apresentação, o estudante deve:

- Usar folhas brancas, de formato comum (geralmente A4);
- Escrever apenas de um lado das folhas;
- Reservar a 1ª página para a identificação pessoal, título do trabalho, escola e data;
- Fazer o sumário, na 2ª página;
- Salientar convenientemente os títulos e subtítulos;
- Abrir espaços entre os parágrafos;
- Deixar margens que permitam anotações e a encadernação do trabalho;
- Digitar ou, quando tal não for possível, fazer caligrafia legível;
- Não entregar folhas riscadas ou emendadas;
- Numerar as páginas: o sumário não dever ser numerado; se for separado por capítulos, cada início de capítulo não se numera.
- Colocar capa no trabalho.


Referência: http://www.scribd.com

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